Entendemos a Iniciação Científica como um importante processo de formação acadêmica, tanto para o docente quanto para o discente.

No DuCa, observamos que este caminho deve ser percorrido sem pressa e de maneira qualitativa. Para isso, organizamos duas etapas para que os estudantes possam aprender sobre escrita acadêmica, a busca de documentos relevantes para a pesquisa e, principalmente, entendam que desenvolver uma rotina de leitura e escrita é fundamental. Ao entrar no Grupo, o estudante passará pelas disciplinas de Projeto de Pesquisa I e II, chegando ao Trabalho de Conclusão de Curso, adaptando-se à exigente rotina de estudos dessa fase de sua formação.

A Dupla Carreira é uma linha de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UnB, e atualmente dois estudantes de mestrado desenvolvem pesquisas: Iuri Scremin e Fernando Bernardes, que também colaboram na formação dos estudantes em Iniciação Científica.