O Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira iniciou suas atividades em agosto de 2017, na Faculdade de Educação Física da Universidade, sob coordenação do professor Doutor Felipe Rodrigues da Costa. Naquela oportunidade, foram aprovados dois alunos para o mestrado no PPGEF na linha de pesquisa Estudos sociais e pedagógicos da educação física, esporte e lazer, tendo como tema a ser estudado Dupla Carreira: escolarização de atletas.

Ao passo que avançamos na divulgação do grupo, Pedro Romualdo da Silva (aluno da licenciatura) desenvolveu pesquisa intitulada Dupla jornada no esporte de representação: O caso dos atletas da UnB, apresentada em 1.2018.

Em maio de 2018 o Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva foi registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Com realização do I Seminário Internacional sobre Dupla Carreira, também em maio, quando recebemos o professor António Figueiredo, estabelecemos a primeira parceria diretamente com o pesquisador - que também é membro executivo da Rede Europeia para a Dupla Carreira (European Atlhete Student - the Dual Career Network).

Outros convidados daquele evento também passaram a fazer parte do DuCa na condição de pesquisadores: Dr. Alexandre Rezende (UnB) e Dr. Wagner dos Santos (UFES).

O DuCa é filiado à European Atlhete Student - the Dual Career Network, tendo em vista nossa participação na EAS Annual Conference 2018, realizada em Coimbra entre os dias 12 e 14 de setembro.

Atualmente recebe dois alunos de mestrado (PPGEF-UnB) e três alunos em Trabalho de Conclusão de Curso, sendo duas alunas da Faculdade de Educação Física e uma do Instituto de Ciência Política.