O I Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva aconteceu entre os dias 23 e 24 de maio de 2018, no auditório da Faculdade de Educação Física da UnB, com 97 inscritos. Acreditamos que mais de 110 pessoas circularam durante o evento, considerando professores, servidores e estudantes que, em aula, passaram pelo auditório quando da realização de alguma palestra.

A programação foi seguida à risca, com abertura realizada na tarde do dia 23, com a presença do professor Fernando Mascarenhas (diretor da FEF-UnB), os professores Wagner dos Santos (UFES), Antonio Figueiredo (Universidade de Coimbra), dos colaboradores do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC-UFRJ) e dos membros do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (DuCa-UnB).

 

Considerando o aspecto seminal do evento, acreditamos ter alcançado plenamente nosso objetivo de “promover o debate sobre a formação esportiva de atletas, as tensões e as estratégias desenvolvidas pela família, clube e escola para que a sua condição de estudante seja garantida”.

Reunimos os principais nomes brasileiros envolvidos em pesquisas relacionadas ao tema, além do professor Antonio Figueiredo, diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e membro executivo da European Athlete as Student – Dual Career Network (EAS).

Ao longo da semana foram realizadas reuniões com objetivo de estimular e promover acordos de pesquisa entre as instituições (UnB, UFES, UFRJ, Colégio Pedro II e Universidade de Coimbra) e a mobilidade entre os pesquisadores.

 

Participaram ainda o professor Alexandre Resende, Diretor de Esportes da UnB; o advogado especialista em direito esportivo Maurício de Figueiredo, o ex-atleta olímpico de Saltos Ornamentais Hugo Parisi e o doutorando Wagner Matias (AVANTE-FEF/UnB).

Contribuíram para a logística do seminário o Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal (CREF7) e o Laboratório de Pesquisa Sobre Gestão do Esporte; o financiamento foi obtido junto a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, por meio de projeto de pesquisa aprovado junto a esta fundação. O seminário foi registrado pela equipe do UnB Notícias.

 

Após o término do evento, foi realizada uma reunião de avaliação entre os organizadores, que consideraram o seminário como um importante encontro de pesquisadores nacionais sobre Dupla Carreira Esportiva, reforçando o caráter de nucleação de grupos de pesquisa sobre o tema e a possibilidade da internacionalização desses grupos com a aproximação ao EAS – com a presença do professor Antonio Figueiredo. Após avaliação das pesquisas apresentadas, vislumbramos ainda a possibilidade de irmos até Coimbra em setembro para a 15th annual conference of the European Athlete Student – Dual Career Network.

Agradecemos a FEF-UnB pela receptividade com o evento e aos participantes que contribuíram para o debate.